
QUEM SOMOS!

O Seminário Maior Sant’Ana Mestra, juntamente com o Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência (localizado na cidade de São Gonçalo dos Campos), é o coração pulsante da Arquidiocese de Feira de Santana. No Seminário Maior Sant’Ana Mestra, ou Sant’Ana Mestra como é popularmente conhecido, acolhe-se jovens que após passarem pela experiência profunda e intensa no Seminário Propedêutico, aprofundam a sua vocação com os estudos da Filosofia e Teologia, acrescentando-se as experiências pastorais que perduram todo o período formativo.
O Seminário Maior Sant’Ana Mestra foi criado no ano de 1994, no Largo Dois de Julho (Salvador – BA), por Dom Silvério Jarbas de Albuquerque, então bispo diocesano. O terreno foi uma doação do Monsenhor Renato de Andrade Galvão, vigário geral da época. O primeiro reitor do Seminário foi o Pe. José Abel de Carvalho Pinheiro, sendo sucedido pelo Monsenhor Luiz Rodrigues.
No ano de 1999, a então Diocese de Feira de Santana vendeu o terreno localizado no Bairro Dois de Julho e adquiriu outro no bairro Itapoã. Nessa época, o reitor era o Pe. Ednelson da Silva.
No ano de 2002, com a elevação da Diocese de Feira de Santana à categoria de Arquidiocese de Feira de Santana foi iniciado o projeto do Seminário Maior Sant’Ana Mestra e da Faculdade Católica de Feira de Santana em terras feirenses. A bênção da pedra fundamental ocorreu no dia 13 de novembro de 2001.
No dia 06 de março de 2004 deu-se a grande inauguração do Seminário Maior Sant’Ana Mestra e da Faculdade Católica de Feira de Santana com uma celebração eucarística presidida pelo então núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.
No ano de 2014, com a presença do núncio apostólico, Dom Giovanni D’aniello, o Seminário Maior Sant’Ana Mestra comemorou seus 20 anos de existência, sendo eles divididos nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Atualmente, no Seminário Maior Sant’Ana Mestra residem 21 seminaristas e 04 padres.
